quinta-feira, novembro 27, 2014

Ouvidinhos treinados




Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você; pois em seu coração você sabe que muitas vezes você mesmo também falou mal de outros. (Eclesiastes 7:21-22)
Olha, não sei se você concorda comigo; mas acho que o pecado mais difícil de largar é o descontrole desse bichinho que fica entre o bigode e a barba. Minha maior falha em amar o próximo consiste em não falar do próximo, mesmo quando ele não facilita minha tarefa de amá-lo. Deus, a cada dia, treina minha língua.


Ok, mas onde quero chegar? Nos ouvidos.

É bom treinar o que se diz. Mas para nosso próprio bem, também é preciso filtrar o que se ouve. Ou você acha que segurar os comentários ácidos é só coisa de Thaís?!
O problema não é se alguém VAI FALAR de você. Verdade seja dita, amigo: As pessoas falam. Pela frente, por trás, bem ou mal. Alguns terão razão, outros não. Se alguém disser que sou desorganizada/neurótica/grossa, estará certo. Se disser que gosto de ser assim, estará errado. É preciso ter filtro e separar o ouro da lata. Sem stress, porque palavras são vento que não se agarra com as mãos. E com quem você aprende a treinar os ouvidos? Ah. Com Aquele que é modelo em tudo. 


Jesus ouvia tudo que diziam Dele, e se importava em saber. "Ei, meus 12. O que dizem de mim?" Diziam uma cacetada de coisas. Chamavam de Mestre, de Jeremias, de bom homem, de pinguço, de diabo, de Rei, de Cristo. Ele ouvia tudo, sem se desviar de Quem era. Por mais que alguns tivessem razão, uma Opinião Maior dominava o espaço: "Então uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3:17). A opinião do Pai era a palavra final.

Talvez você seja chamado de mais coisas que eu, que Jesus, que a triste torcida do Botafogo. Só que isso não define tua personalidade. Existe Um que pode consertar os erros reais, e apagar os que são mera impressão. Enquanto Ele trabalha, lembre-se: Você é filho amado - e bota amado nisso!

Thaís Zamba

quarta-feira, novembro 26, 2014

Depressão




A depressão é caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. (Dauzio Varela) 

Normalmente utilizo apenas uma imagem para ilustrar meus posts, porém esse vai ser diferente, se uma imagem fala mais que mil palavras elas falaram por mim.



Todos nós precisamos de amor, carinho, atenção das pessoas que amamos e admiramos. Precisamos sentir que nossos amigos e família sintam orgulho de nós e que somos especiais.


Sua felicidade está dependendo de: se as coisas derem certo! Está dizendo constantemente a si mesmo (a) Nunca serei feliz! Todos nós temos  experiências negativas e dolorosas das quais nos envergonhamos;todos nós já passamos por circunstancias em que não soubemos controlar nossas emoções e que nos colocou pra baixo.  

Na mente e no coração de alguém depressivo geralmente passa os seguintes pensamentos:

preciso dormir pra sempre!
já desisti de mim!
é como se eu fosse um peso na vida das pessoas!
Só faço bobagem, queria morrer, [e a garganta dói, de tanto segurar o choro]
Nunca serei boa o suficiente
Não é fácil se sentir um lixo todos os dias.



Todo mundo experimenta momentos de frustração e angústia quando nossas esperanças se perde por não termos conseguido realizar sonhos. Quando as coisas não vão de acordo com nossos planos, é normal sentir decepção. Mas temos de ter cuidado a forma como lidamos com esse sentimento, porque a decepção é a fase inicial da depressão. Se permanecermos em um estado de decepção por muito tempo, ele pode se transformar em desânimo, desespero e finalmente depressão.

Salmo 30: 5 ‘’O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”



Não permita que as frustrações te façam infeliz por muito tempo. Assim como não podemos ficar irados muito tempo, não podemos ficar triste por muito tempo também. Se o fizermos, a depressão aproveitará a porta aberta e o(a) empurrará para baixo até não conseguir levantar-se mais, portanto LUTE!

Você deve se perguntar o que eu faço para vencer a depressão?

- Não confie seus pensamentos e sentimentos:

Nossas emoções negativas são inimigas persistentes. Nossa tendência é nos ver da mesma forma que nos sentimos. Se alguém nos diz você é feia, seu cabelo é ruim, ai ficamos tristes. Os sentimentos são inconstantes; eles mudam de um dia para outro! Devemos ter cuidado para não seguir cada pensamento que vem à nossa mente, porque nossos pensamentos e sentimentos não ditam a verdade para nós. Durante muitos anos da minha vida, eu experimentei depressão regular. Eu acordava muitas manhãs com um pouco de voz na minha cabeça dizendo: "Eu me sinto deprimida" Eu acreditava que este era o meu próprio pensamento, não percebendo que era A depressão fazendo sugestões para mim através de minha mente. Mais tarde, quando Deus me chamou para uma caminhada mais íntima com Ele e comecei a estudar a Sua Palavra a sério, eu aprendi que eu não tinha que seguir cada sentimento e pensamento que eu tinha. Comecei a falar em voz alta e dizer: "Eu não vou ser deprimido." Eu aprendi a colocar as vestes de louvor, de que fala Isaías 61: 3. (Joyce Meyer)

- Resista e se alegre no Senhor!

A depressão é definida, em parte, como "um oco; estar para baixo, um estado de tristeza. Desânimo profundo" A verdadeira causa da depressão não é onde estamos, mas a nossa atitude sobre onde nos encontramos. É possível aprender a viver do outro lado de seus sentimentos. Sempre teremos sentimentos; eles nunca vão embora, mas nós podemos fazer com que nossos sentimentos se alinhem às nossas decisões. É por isso que Deus nos dá o fruto do autocontrole.

Filipenses 4: 4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos! [Se ficarmos cheios do que é certa, a coisa errada não tem lugar].

Nós não podemos controlar todas as circunstâncias, mas não devemos deixar que acontece hoje ruína de amanhã. Nós podemos realmente mudar as coisas, tomando a decisão de deixar de lado as situações que causaram a decepção e desânimo, e mover-nos em direção às coisas boas que Deus tem planejado para o nosso futuro.

A depressão é a desencorajadora que nos puxa pra baixo  emocionalmente, espiritualmente, financeiramente e de todas as maneiras que puder até nos matar. Mas Jesus é o nosso Encorajador, e Ele veio para nos levantar. Ele veio para nos dar justiça, paz e alegria, e todas estas coisas nos levam a felicidade completa.

Deus é o único que jamais irá nos decepcionar, desanimar, abater, deprimir ou desesperar. Jesus não é apenas o caminho, Jesus é a nossa cura, nossa glória, e o levantador de nossas cabeças. Confie nele e peça ajuda porque Ele pode se fazer feliz.


APELO: Não é fácil se sentir assim e não poder controlar esses sentimentos. Mas com ajuda carinho esse quadro pode mudar sim. escrevi esse texto, tenho conhecimento de causa para falar sobre. Escrevi para quem já sofreu e principalmente para quem conhece alguém que sofre, POR FAVOR, não cruze os braços, ajude, converse, dar um pouquinho de atenção não vai te fazer mal nenhum. Faça a sua parte antes que não seja mais possível fazer. 


Ser gentil é legal, Ajudar faz bem, Amar não dói!




Leia esse post e faça a sua parte!

Val Lima

terça-feira, novembro 25, 2014

E aí, você já se amou hoje?




Todos nós passamos por momentos difíceis, a diferença é que algumas pessoas souberam passar por eles, outras não; como pássaros que após anos engaiolados esqueceram como voar continuam presas aos seus problemas.

Para nós mulheres principalmente em determinado período do mês os problemas se transformam em monstros prestes a nos devorar. Tudo fica maior do que realmente é. O que fazer? O que você tem feito pra se sentir melhor nos dias em que acorda pra baixo, seu cabelo horrível, roupa não fecha e pele não ta lá grande coisa, já parou pra pensar que esses não são ou pelo menos não deveriam ser motivos pra abalar sua estima? será que estamos tão dependentes de aprovação e reconhecimento que ficamos desejosos por estar sempre lindos e perfeitos para sermos elogiados? Não dependa de aceitação para se amar e se sentir bem, ame-se, se aceite e cuide-se bem porque se vê como pessoa única, nem melhor nem pior que os outros. Seu coração seja seu espelho, se enxergue como coração e se ame.

Se autoestima é uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003) analise o que tem feito de sua vida, se tem gastado tempo demais olhando pros problemas, pras criticas ou tentando melhorar. Se olhe no espelho e pense porque eu tenho me sentido tão pra baixo? eu tenho razão? o que posso fazer pra mudar esse quadro depressivo? Devo ouvir ofensas? A opinião dos outros deve ter importância? Se for  para nos tornar pessoas melhores, sim.  

A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").

Não dependa do amor das pessoas para se amar, ninguém gosta de ficar perto de pessoas baixo astral ou 'reclamonas'. Esqueça o passado se foi triste, você pode escrever uma nova historia de sucesso. Todos nós temos talentos, ao invés de ficar sofrendo vá e ajude alguém a sorrir, se alegre com as coisas simples da vida, e rápido terá esquecido a dor ou superado sem nem perceber; O que te faz feliz? faça a você mesma e aos outros, respire fundo, chore o quanto for preciso, isso alivia e acalma.  Ore e Deus te fortalecerá. Você pode, se crer que é capaz. Não espere ser amado(a) para se amar, se ame antes.

Eu acredito, eu luto até o fim: não há como perder, não há como não vencer. Oleg Taktarov

Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua auto-estima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida . Eduardo Frederico

O que eu faço quando estou num momento deprê:

- analisar a situação: essa tristeza tem fundamento, a resposta é sempre não!
- não ouvir criticas destrutivas: se não for te ajudar, não ouça!
- pedir ajuda: conversar sempre alivia o stress, todo mundo tem um amigo compreensivo.  
- ser útil a alguém: isso faz com que o problema tenha a dimensão real já que você não está focada nele
- me arrumo: cuide-se! o que você tem no coração se revela por fora. 
- seja bom: A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. Leon Tolstoi