domingo, maio 11, 2014

Frutos do Espírito (Bondade)



A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver. Henri Frédéric Amiel

Bondade – É a prática do bem, o amor em ação. É ser uma bênção para os outros. (Rm 15.14) e alcança o favor de Deus (Pv 12.2). É o amor generoso e caridoso. Se antes fazíamos o mal agora Cristo nos capacita para sermos bons. Um dos frutos dos Espírito (conjunto de virtudes e qualidades expressas no caráter cristão; qualidades e virtudes estas que haviam na pessoa que vive segundo os princípios cristãos).

Qual o princípio da frutificação?

Encontra-se em Gênesis 1.11, observe que, cada planta e árvore produz fruto segundo a sua espécie, e a frutificação espiritual segue o mesmo critério. Quais são os nossos frutos? Somos espirituais ou carnais, segundo à nossa espécie?

Romanos 6.12 "não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências." 

Gálatas 5.17: "porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne; e estes opoem-se um ao outro; para que não façais o que quereis."
Aqui está o segredo de nossa vitória contra o pecado, temos que nos submeter ao domínio do Espírito Santo e deixar que Ele nos guie, nos oriente em todas as nossas decisões e em toda a nossa caminhada; fazendo assim, nos tornaremos um solo fértil onde todas as virtudes do fruto do Espírito serão produzidas em nós e então passaremos a ter o mesmo sentimento de Cristo. 

Filipenses 2.5-7: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Pois ELE, subsistindo em forma de DEUS, não julgou como usurpação o ser igual a DEUS, antes a si mesmo se esvaziou ..."
Entendemos que com a queda do homem, no Éden, nós herdamos a natureza pecaminosa de Adão. 

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12)

Nós que tínhamos a imagem de Adão, teremos agora a imagem de Jesus Cristo. (1 Coríntios 15.49), ou seja, o caráter de Jesus Cristo deve ser manifestado em nós, que O aceitamos como nosso Salvador, e fazê-lo conhecido através de nossas obras. Este é o fruto dos salvos: a SANTIFICAÇÃO, a qual não é causa e sim, a demonstração da salvação, mediante a manifestação do caráter de Cristo, ou seja, o Fruto do Espírito, completo.

Em Efésios 2:8-10 está claro como recebemos a SALVAÇÃO: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feituras dele, criados em Cristo Jesus, para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Em Mateus 6.17-20 está escrito: "Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis". Portanto, pelos frutos conhecereis a árvore; agora sim deve estar no plural, pois fomos chamados para frutificar.

Devemos "andar" em Espírito (Gálatas 5.16). Como fazer isto? Ouvindo a voz do Espírito Santo, obedecendo-O e confiando nossas vidas às Suas orientações. "Andai" do grego peripateite, que significa: "conduzir a própria vida". Conclui-se que o Espírito Santo, é um guia que nos conduz a produzirmos os frutos do Espirito.

Fonte: ALMEIDA, João Ferreira de. Trad. Bíblia.





A mulher ideal!




Uma mulher ideal, de valor, virtuosa, nobre que tem qualidades que excedem em coragem, que o dinheiro nem o poder nem a chantagem as compram, mulheres únicas, simples, mas únicas, filhas de um Rei. Princesas destinadas a serem rainhas. E elas existem?
Sim! Somos nós, guerreiras, que apesar das tormentas, levantamo-nos todos os dias com a certeza de que fazer a vontade do Senhor deve ser maior que a nossa própria vontade!

Mas, o caminho, com certeza, não é fácil para ser uma mulher ideal. O mundo, responsabilidades e preocupação podem tirar o nosso foco em nossa própria verdade e reais prioridades, como a nossa família. Por isso, decidi falar mais sobre este tema, para que nunca esqueçamos o nosso atributo de beleza espiritual e de nobreza em sermos filhas de um rei: nosso amado Pai.
Somos suas filhas. Somos princesas. Somos valorosas e, sim, somos guerreiras! Ainda que não possuamos trajes lindos, sedosos e caros, mas vestimos algo de maior valor, o caráter, a ternura, a bondade, a fé, a compaixão, a força, a obediência, o sacrifício, a retidão...

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."
(Provérbios 31: 10)

Como ser uma mulher assim?

Faz o bem

. A mulher valorosa e especial faz somente o bem a todos a quem lhe rodeia, prefere o silêncio a usar palavras que ofendam ou magoem, é boa com seu esposo e filhos e só tem olhos para o bem de sua família, é boa ouvinte das necessidades de seu esposo e agrada-lhe com ternura e amor.

Executa sem reclamar

. Mulher virtuosa é aquela que, mesmo cansada após um dia estressante e preocupante, toma forças para fazer o melhor para seus familiares e dar exemplo ao mundo, tarda em se ofender e julgar, trabalha com dedicação, acorda às 4:00 da manhã se for preciso para passar as roupas do trabalho de seu esposo e cuidar da lancheira e almoço de seus filhos, oferta tempo para amar ao próximo e faz o bem sem olhar a quem. Apesar de exausta, esforça-se e tem bom ânimo, levanta-se e faz, e é por isso ajudada por força Celestial. "Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura." (Provérbios 31:13-22)

Tem força e honra

. A mulher valente é vigorosa e defensora da lei, sabe portar-se com dignidade e respeito, prefere usar roupas compostas do que expor seu corpo na rua, tem olhos brilhosos com luz e espírito, honra seu marido e é fiel ao seu amor e confiança, é também forte nas lutas e não se vence pelo cansaço ou desânimo. "A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro." (Provérbios 31:25)

É sábia

. A mulher ideal tem como amiga a sabedoria, pondera e reflete antes de falar ou agir, passeia com os bons pensamentos e conversa com as boas atitudes, é elogiada por isso, e seus filhos a respeitam e admiram-na.
"Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva." (Provérbios 31:26, 28)
"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)

Preza pelo interior

. Uma mulher especial preocupa-se com sua beleza interior, também arruma os cabelos, penteia-os, coloca broches e se perfuma com a essência das flores, mas trabalha pelo aperfeiçoamento de seu interior, sendo diligente e ativa em boas obras, usando os enfeites da verdade, reluzindo luz, ainda que maltratada, envelhecida ou despenteada. "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." (Provérbios 31:30)

Boa companheira

. Ela tem um amor genuíno que não suspeita mal, que só quer o bem, não é egoísta ou fala desonestamente, sabe elogiar e apreciar as dádivas que tem, não critica, não ofende, sua fala deve ser mansa e suave e ela deve saber ter autocontrole, não alimenta a contenda e não desrespeita seu esposo. (Ver 1 Coríntios 13).
"O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida." (Provérbios 31:11-12)

Prepara-se diariamente

. Essa mulher se prepara com antecedência, organiza sua vida em bases que lhe ofertam maiores seguranças, ela é cautelosa, mas determinada e retém somente o que lhe faz bem.

Fortalece seu relacionamento com Deus

. Preocupa-se não somente com seu bem-estar físico, mas, principalmente, com seu bem-estar espiritual, porque sabe que o tempo aqui é breve e a herança futura resultará de suas escolhas neste tempo. "E se alegrará com o dia futuro." (Provérbios 31:25) "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)

"Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!" (Provérbios 31:29)

Fonte: Como ser uma mulher, mãe e esposa ideal